impressões

Hoje foi um dia de recompensas. Pela manhã, aula de Histologia prática. Duas turmas, um bando de alunos que olha o microscópio como esfinge. E conseguimos cativar o pessoal, encantar, seduzir com as imagens coloridas das células, com a coisa de fotografar as lâminas. Ajudamos a desmistificar e a criar conhecimento, criar paixão pelo aprender...Quase tive que bancar o dono de boteco numa manhã de segunda, pois era quase uma da tarde e meus pupilos ainda se grudavam ao microscópio, apaixonados pelo novo brinquedo...para orgulho do profe aqui!

Noite. Preparo minha aula, monto a pasta para os alunos. De repente, uma passada de olhos no laptop e descubro dois vídeos de aulas minhas. Bom, postei os ditos no facebook. De fato, são bons exemplos de minhas aulas...de como tentamos apaixonar os alunos e alunas pela matéria, por mais árdua que seja.

Recebi um elogio de uma velha amiga,  grande educadora...foi como se tivesse ganho meu peso em chocolate ao leite...Ser reconhecido como educador, saber que uma das coisas que mais amo fazer é reconhecida. Sempre é mais fácil ouvir os maus comentários, que afloram das sombras, que os elogios, que seguem calados. Mas os elogios, de vez em quando, saem dos recôndidos lugares em que se encontram, e chegam ao nosso coração.

Sou um apaixonado pelo ensinar. Pra mim, é pura magia poder passar conhecimentos, contagiar as pessoas com o amor pelo saber e pelo saber com sabedoria. Mostrar que coisas que parecem difíceis são cotidianas. Correlacionar as coisas de nosso dia-a-dia com o que os livros escondem. Para mim, o magistério é a forma que tenho de agradecer a Deus, de fazer algo pelo próximo, de denunciar e anunciar.

Logo mais, o dia me trará outra vez a sala de aula. E a paixão comprometida e consagrada pelo ensinar voltará à sala de aula, que ora vira picadeiro, ora vira palco, ora vira altar. O laboratório, a sala de informática, todos parte de um universo que abrimos aos alunos e alunas. E o que era mistério passa a se tornar cotidiano como o café com leite que inaugura nossos dias...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...