colocaram vodca no meu cafezinho!

Pessoal,
Estava este blogueador calmamente lendo seus emails, deletando bobagens, rindo de coisas legais, avaliando trabalhos da alunada, mandando mensagem pros chegados, e de repente...aquilo!

Um celerado apoia outro lá que afirma que o tal do Relouin, Ralouin ou Halloween é a "data mais importante do ano pagão". Pra mim, é puro colonialismo ianque o tal dia das bruxas, a menos que você queira homenagear sua sogra ou a síndica do prédio com uma data extra. Uma frase que foi colocada pelo dito pastor, que é uma pessoa pelo qual tenho imenso carinho, já dividimos palco (isso é papo pra outra blogada) e o imenso prazer em discordar democraticamente de opiniões é que "o Século XXI está sendo marcado pela superficialidade dos cristãos de nossa época, muita informação e pouco conhecimento". Ele atribui uma certa "morte espiritual" a tais cristãos. 

Concordo que a desinformação, em todas as áreas, campeia solta. Concordo que as pessoas, numa sociedade "fast-food" está cada vez mais superficial. Tenho minhas restrições quando a coisa descamba pra esse lado que os caras chamam de "morte espiritual", "batalha espiritual" e cocoroquices do gênero. 

Os caras esquecem que quem chamou as mulheres que curavam com ervas, mantras e coisas do tipo, de bruxas, foram os médicos bancados pelos soberanos, pela igreja e pelos poderosos a quem assediavam. Muitas mulheres que salvavam outras de morrer no parto eram tidas como feiticeiras, e como tal eram sumariamente mortas, por afogamento ou fogueiras. As parteiras de campanha riograndenses eram vistas com desdém por médicos das grandes cidades no Rio Grande do Sul.

Portanto, quando se "demoniza" a figura da bruxa, se reproduz o discurso machista e sexista de séculos. O próprio Cristo resgatou o feminino, até onde me lembro de minhas lições de Escola Dominical. 

"Se andamos na luz não podemos ser simpatizantes das Trevas". Concordo. Quer mais treva que a Inquisição, que apoiar ditaduras, que se manter em cima do muro na questão ambiental, que agir com preconceito, fomentando-o? 

E leio o email, e tome batalha espiritual, unção de sei lá o que, enfim, coisas tão estranhas quanto nefastas. Realmente, a superficialidade das pessoas abre caminho para sandices como essa, quando as pessoas atiram sua fé à loucura fanática e fundamentalista. O sectarismo, o preconceito, a avareza...

Enquanto isso, as coisas bonitas que as igrejas geraram e fomentaram, como o movimento ambientalista, a valorização de pessoas portadoras de necessidades especiais e coisas do tipo, ficam relegadas, preteridas diante da insistente e incessante busca de demônios nas entrelinhas de textos, de festas e coisas assim.

Por gentileza, o meu café sem vodca! Tem delírio o suficiente na realidade para precisar distorcê-la mais ainda...

Um abração!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...