redescobrindo Taiguara

Uma das muitas lembranças musicais da infância é o gosto de minha mãe pelo cantor, pianista, compositor e arranjador Taiguara. Tivemos a alegria de assisti-lo em Porto Alegre, no Auditório Araújo Vianna, no Parque Farroupilha, no aniversário de 80 anos de Luis Carlos Prestes. Com o tempo, fui buscando ouvir o músico. Taiguara tem uma produção musical onde músicas de harmonia rica, com marcante influência da bossa-nova, do jazz e de outras formas musicais presentes na segunda metade dos anos 60. Ao longo da carreira, foi incorporando elementos indígenas, tanzanianos, etíopes e britânicos, decorrentes de seus exílios e seu convívio com diferentes povos. Sobre os exílios, na belíssima "Terra das Palmeiras" ele fala, de forma poética:

"Ah! Minha amada amortalhada
Das mãos do mal vou te tirar
P'ra dançar danças de outras terras
E em outras línguas te acordar ...
E em outras línguas te acordar...
E de outras terras te acordar...
Amada minha te acordar...
Querida minha te acordar..."

Nenhum autor foi tão censurado quanto Taiguara. Ele era uma pessoa apaixonada e apaixonante. Poeta, socialista, sensível e intenso. Sua ideologia e seus amores eram cantados nos raros principais festivais do Brasil, quando não era perseguido ou censurado.Cantou suas Helenas, Leila Diniz, Luiz Carlos Prestes, parafraseou Lennon...

Hoje, tem lá seu fiel público. Pra quem quer conhecer, duas dicas: "A voz da mulher na obra de Taiguara", com as vozes de Fafá de Belém, Claudette Soares, Cida Moreira, Cláudia, Vânia Bastos e Aretha Marcos. Outra dica está no vídeo abaixo: O cavaleiro da Esperança. Vale curtir! Vale o resgate. Conheça. Ouça. Ame.



Leia Mais:http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,livro-e-cd-relembram-trajetoria-de-taiguara,1564894
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...