diferenciando chefes de líderes...

Mandar é fácil, é só grunhir, feito um Neanderthal, e amedrontar quem não estiver alinhado com suas ideias, ser arrogante, diminuir seus subordinados.

Líderes erram e sabem que erram. Chefes, esses aí, não admitem o erro. Aliás, admitem, mas o legam aos subordinados...

Líder tem que ser consciente do profissional que ele é para poder executar ações que favoreçam o grupo. Tem a capacidade de superar as expectativas do grupo. Tem que delegar, saber distribuir ações e responsabilidades, pois, quanto mais o líder delegar e compartilhar informações, mais respeitado ele será.

Outra coisa: líder parado no tempo não é líder. Pedra parada cria limo! Quem está no comando precisa manter o grupo sempre alimentado de novidades.

Líder também não pode tratar de forma igual às pessoas, pois a história de vida delas não o é. Tem que tratar de forma desigual à quem a vida ofereceu desigualdade, buscando assim o equilíbrio.

Arrogância, nunca. O arrogante não escuta o outro e, por isso, comete muitos erros. Quem é arrogante é chefe, e chefinho, não é nunca um verdadeiro líder. Criar medo e não respeito é burro, pois o medo diminui a produtividade. Pessoas com medo são incapazes, travam, não dão o seu melhor.

Chefes existem, vários. E líderes? Fica a pergunta...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...