recolhendo amigos pela rede...

Que abençoada a capacidade que a internet tem de resgatar pessoas que o tempo esconde por aí... Pois hoje, enquanto fazia uma pesquisa rápida no oráculo, ops, Google, descubro algo sobre um certo chef Luiz Escouto...peraí, o único Luiz Escouto que conheci tinha um "Fernando" no meio, e atendia pelo apelido de Nando, quando nos conhecemos lá nos idos dos anos 80, em Porto Alegre. Nandão era, como eu, ativo na juventude da Igreja Metodista, com forte inserção na música (um tenor dos bons ele, e bom compositor também) e nas áreas de educação e saúde. Freireano e rubensalvista de carteirinha e de colar decalco, muitas vezes posava no apartamento da rua Santana, quando tínhamos alguma atividade, ensaio ou coisa do tipo. Muitos eram os papos noite adentro, com a viola junto... O tempo, sempre ele, tratou de desviar os destinos. Concluiu o curso de Nutrição num tempo em que o Centro Universitário IPA era dividido nas faculdades do IPA e as do Americano, de Nutrição e Fonoaudiologia (depois vieram outras, mas é papo pra outro dia...).

Pois o Nandão, adaptando as palavras do próprio, buscou seu espaço no mercado de trabalho em cidades do interior paulista. Lá, enfrentou a rude tarefa de lidar com os restaurantes comerciais, nos primeiros 10 anos de formado. Pegou cancha, e, com o tempo, se lançou na carreira de assessor técnico em nutrição junto a padarias, confeitarias e supermercados. Fez Doutorado em Ciências Agronômicas pela UNESP de Botucatu, Pós-graduação em Padrões Gastronômicos pela Universidade Anhembi Morumbi e Nutrição, Dietética e Dietoterapia pela Universidad de Navarra, na Espanha. Ainda virou pesquisador do GEGASTRO (Grupo de Estudos e Pesquisas em Gastronomia – UNICSUL/SP), além de Cozinheiro Chef Internacional e Sommelier de Vinhos e Cervejas pelo SENAC de Águas de São Pedro. Não é pouca porcaria, como dizemos em tempos de Semana Farroupilha por aqui! 
 
É autor do livro O homem que amava comidas. O objetivo da obra é mostrar a importância da culinária em família. Hoje, o Nandão, ou melhor, o professor Luiz Escouto, trabalha como Professor do Centro Paula Souza, na Fatec de Marilia, onde ministra as disciplinas de Gastronomia e Análise Sensorial de Alimentos, no curso de Tecnologia em Alimentos. Tem mais coisa saindo do forno, e não me refiro às interessantes receitas do chef...o gosto pela escrita, vindo desde sempre, o leva a gestar mais um livro por aí...

Pros amigos do Nando, do chef Luiz Escouto, fica o link, onde temos a alegria de contatá-lo e de pegar receitas para uma aventura na cozinha... Clica no http://www.chefluizescouto.com.br e manda ver!

A propósito, se leres nosso blogue, um abraço, Nandão!!

Comentários

  1. Bom dia Caro Guto!

    Saudades, saudades, saudades! Muito obrigado por me achar na rede, obrigado por esta recolha, me sinto assim, sou eu mesmo e você o Guto, igreja, faculdade, violão, voz e coral e blog.
    Puxa vida quanta saudade daquele tempo. É verdade demos mais algumas voltas e nos adaptamos às inúmeras mudanças que são aquelas que permanecem.
    Por onde andas? Estás em Porto? Conte de você amigo. Meu email de contato: educacaoparaosabor@gmail.com e whatsap 14 - 997056815 vivo
    Fiquemos em contato
    Vou passar o contato para o Carlos

    ResponderExcluir
  2. Cara, te mandei um email do tamanho dum trem há pouco...aquele abraço, meu velho!!! Qualquer coisa, (51)8504-8136 e (51)9282-2497. Abração!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...