Selma...

Moradora de São Gonçalo (RJ), ela foi influenciada musicalmente pela família, que era ligada a rodas seresteiras. Quando cursava a Faculdade de Comunicação Social, deu um chute para o alto e foi morar em Nantes (França), onde passou três anos. Nessa cidade, ingressou no curso de Letras e em alguns cursos de música e de técnica vocal.


Em 1987, já de volta ao Brasil, gravou “Selma Reis”, seu primeiro disco independente. O trabalhou contou com participações de Dori Caymmi, Paulo Jobim, Jaques Morelenbaum, Geraldo Azevedo, Armandinho e Sueli Costa, entre outros grandes músicos e compositores. O que era sonho virou realidade e novos trabalhos se sucederam. Em 1990 lançou o segundo disco, "Selma Reis", no qual se destacou com a gravação da canção "O que é o amor" (Danilo Caymmi - Dudu Falcão). Em 1991 gravou o terceiro LP, "Só dói quando eu rio". Em 1993, gravou, em Londres, o CD "Selma Reis", com arranjos de Grahaam Presket, o mesmo de Paul McCartney e Elton John. Desse disco se destacou a faixa "O preço de uma vida (La forza della vita)" (Paolo Vallest - Beppe Datti - versão de Ronaldo Bastos).


Em 1995 assinou contrato com o selo MZA, do produtor Mazzola, por onde lançou o disco "Todo Sentimento", que, além da faixa-título, contém "Como Nossos Pais" (Belchior), "Ne Me Quite Pas" (Jacques Brel) e "Por Toda a Minha Vida" (Tom Jobim/ Vinicius), entre outras. Em 1996 gravou o CD "Achados e Perdidos - Selma Reis Canta Gonzaga Jr.", só com composições de Gonzaguinha. Em 1999 participou do musical "Abre-alas", sobre a vida e obra de Chiquinha Gonzaga, estrelado pela atriz Rosamaria Murtinho. Devido a sua atuação nessa peça, o diretor de TV Jayme Monjardim convidou-a para participar da gravação de um clipe da minissérie "Chiquinha Gonzaga". Ainda em 1999 lançou o CD "Ares de Havana", gravado na capital cubana, no qual canta somente canções cubanas. Nesse mesmo ano realizou no Teatro da Faculdade da Cidade o show homônimo.


Em 2001, Selma fez uma participação especial na sériePresença de Anita”, de Manoel Carlos, interpretando uma cigana. Em 2003 gravou, ao lado do cantor Cauby Peixoto, o CD ao vivo "Vozes", vencedor do prêmio TIM de Música Popular Brasileira, na categoria Melhor Dupla de Canção Popular do ano. Em 2007 Selma Reis lança pela gravadora DeckDisc o CD "Sagrado", no qual entoa canções de cunho sacro, clássicos de compositores como Mozart, Schubert e Händel, temas gospel tradicionais e o grande sucesso nacional "Ave Maria no morro", de Herivelto Martins. Em janeiro de 2008 Selma lançou o CD duplo "Maria Mãe de Jesus", gravado ao vivo na nave da igreja Martin Luther no Rio de Janeiro, no qual Selma mescla seu trabalho como cantora, ao entoar cantos sacros e narra passagens bíblicas. Em 2009 Selma Reis lança o CD "A Minha Homenagem Ao Poeta da Voz", focado nas composições de Paulo César Pinheiro, como "Vou deitar e rolar", "Tô voltando", "Portela na Avenida", "Viagem" e "Cicatrizes", todas grandes sucessos da MPB, nas vozes de Elis Regina, Simone, Clara Nunes e MPB-4.


Dona de uma das vozes mais interessantes surgidas na década de 80, de timbre grave e com alcance de mezzo soprano, participou de novelas e peças, colocou sua voz poderosa, bem educada e lapidada, em temas fortes e tocantes. A morte resolveu levar Selma Reis antes do Natal, para descansar...aos 55 anos, vitimada por um câncer no cérebro diagnosticado em julho de 2014. Dela, me lembro o CD que tanto ouvi ao discman em Campinas, me embalando para o sono na época do mestrado. Fica com Deus, Selma!



Momento a Momento (Reinaldo Arias e Cláudio Rabello)

Não, não adianta se esconder
Reiventar de novo o amor
Se o que se faz
É lembrar o que passou
Mude o tempo e o lugar
Tudo o que preciso for
O modo de amar
E todo sentimento
Vida é movimento
Venha quem vier
O céu é o limite
Viva tudo que puder
Quando alguém te abraçar
Perca todo o medo
Feche os olhos
Faça tudo que pensar
E esqueça o relógio
Abra espaço pro amor
Nunca fique preso ao passado
Se o inverno terminou
O sol está do seu lado
Não, não há motivo pra fugir
Se esconder de um novo amor
Sonhe um sonho a mais
Momento a momento...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...