“O que esses indígenas estão fazendo aqui”?

Nerlei Fidelis, kaingang, estudante de medicina veterinária da UFRGS ouviu essa frase, repleta de ódio, em frente a Casa do Estudante da UFRGAS, onde mora atualmente. Ele pertence ao programa de cotas raciais. Numa noite de sábado, em frente à moradia estudantil da Universidade, em pleno centro da cidade de Porto Alegre, o estudante é brutalmente espancado, possivelmente por outros estudantes da mesma Universidade. Um grupo de estudantes brancos, num ato de truculência, agride o indígena simplesmente por ele ser índio.
A coisa toda começou por volta da 1h45. Nerlei foi atacado pelo grupo, que começou a desferir socos e pontapés no estudante. O vídeo da câmera de segurança mostra o momento em que ele cai ao lado de uma lixeira e, mesmo no chão, segue sendo covardemente chutado. Um dos homens segura Nerlei pelas costas, enquanto outros dão chutes nele.
Pausa. Hoje mesmo, ouço no rádio que o prof. dr. Jefferson Fernandes assumiu como reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Fernandes é da etnia Macuxi, e é o primeiro roraimense eleito para o cargo. Origem humilde, filho de um servidor público e de uma doméstica, Fernandes, de 51 anos, nasceu na antiga Vila do Surumu, que hoje faz parte do território da Terra Indígena Raposa Serra Sol (TIRSS). Por conta origem indígena e do histórico em universidades públicas, o professor quer promover uma educação gratuita de qualidade e investir, de forma prioritária, no ensino de indígenas. Bela notícia.
O que esses indígenas estão fazendo aqui”? Retomo a pergunta do gorila de plantão, dessa vez em relação ao dr. Jefferson. E eu respondo: História, justiça social, a diferença para os povos indígenas e todos e todas que foram alijados da sociedade brasileira, do direito ao ensino superior de qualidade.
Que sejam identificados e punidos os maníacos racistas que espancaram Nerlei. E que ele siga sua faculdade, e faça a diferença aos seus irmãos e irmãs kaingangs. Vy'apavẽ, Nerlei e dr. Jefferson!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...