síndrome de Ofélia no Judiciário

"Eu só abro a boca quando eu tenho certeza!"
(Ofélia)


Pela primeira vez em trocentos anos, algo incrível: oposição e governo sentando o malho no estranho pedido de prisão preventiva ao ex-presidente e ex-deputado Luís Inácio Lula da Silva. O tal pedido repercutiu entre as principais lideranças políticas do Brasil, de todos os lados do espectro político. E a dona oposição, surpreendentemente, decidiu não referendar o pedido do promotor Cassio Conserino para que o ex-presidente seja preso. Foi reconhecido que não  há embasamento jurídico sólido no estranho pedido de prisão ao ex-presidente.Pesa a favor de Lula, conforme seus históricos opositores, os fatos de que ele é primário, tem residência fixa e não consta que esteja planejando fugir do país. Nos bastidores, os principais articuladores da oposição afirmam que um pedido de prisão preventiva de Lula sem “bases sólidas” seria, nesse momento, um desserviço.

Bom... pra coisa ter tomado essa dimensão até entre os opositores, deve haver algum motivo. A mídia apresentou trechos da peça jurídica. E vamos combinar, que pecinha! A linguagem não é compatível à dos promotores de justiça do Ministério Público. Mas o mais bacaninha é a pérola ao estilo Ofélia, propalada no texto dos ilustres doutores (???) da Lei.

Ah, você não lembra da Ofélia... ela foi, em anos mais recentes, uma personagem humorística vivida pela atriz e comediante Cláudia Rodrigues, e, nos anos 60 e 70, pela atriz Iris Bruzzi, sempre contracenando com o hoje veterano Lúcio Mauro. O personagem de Lúcio, Fernandinho, pagava micos homéricos quando a referida esposa, uma deslumbrada socialite, nas infrutíferas tentativas de demonstrar um certo verniz intelectual, propalava as maiores sandices boca afora, sempre com seu bordão "eu só abro a boca quando tenho certeza", muitas vezes sendo esganada pelo parceiro de cena.

Pois o tal documento, protocolado pelos promotores José Carlos Blat, Cássio Conserino e Fernando Henrique Araújo, prometendo jogar gasolina na já acirrada fogueira do protesto de 13 de março próximo, tem, ao menos, uma pérola digna de ser destacada por este humilde blogueiro. Lá vai: no item 129 da denúncia, lê-se: “As atuais condutas do denunciado LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que outrora chegou a emocionar o país ao tomar posse como Presidente da República em janeiro de 2003 (‘o primeiro torneiro mecânico’ a fazê-lo de forma honrosa e democrática), certamente deixariam Marx e Hegel envergonhados”.

Pausa. Perguntinha: quem é esse Hegel que é referido pelos doutores? O trio de (auto-)promotores estaria se referindo a Karl Marx e Friedrich Engels, por supuesto? Talvez por uma mistura de tentar expor um verniz intelectualizado de "dotô", ou por mera burrice, trocaram Engels pelo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831). Pra situar, o sr. Hegel é reconhecidamente um dos maiores pensadores da corrente dialética e do historicismo, mas não necessariamente da esquerda. Até porque há seguidores de Hegel de viés claramente direitista, o que não os afasta do pensamento do mestre, assim como os hegelianos de esquerda. Marx bebeu dessa fonte, aliás.

Definitivamente, a infeliz tentativa de "mostrar quem manda" acabou por gerar um item a mais no anedotário nerd brasileiro...





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...