escrevendo a quatro mãos com a patroa...

Qual o sentido do processo de ensino e aprendizado na primeira infância, no âmbito escolar para criança/família?

Carlos Augusto Borba Meyer Normann
Karina Amadori Stroschein Normann

A escola, seja na Educação Infantil, nas Séries Iniciais, em todo o processo de ensino e aprendizagem, é um espaço sagrado. É espaço de descobertas, construções, desconstruções e reconstruções, certezas e incertezas, amorosidade, porto seguro, significação individual/coletiva, inserção na realidade da sociedade em que vivemos (e aquela que desejamos). Na educação infantil, algo que parece óbvio, mas não é, para muitos e muitas educadores e educadoras: ser criança, permitir-se não roubar a infância das crianças com uma precoce "adultização" imposta pela sociedade, por uma precoce tomada de assalto ao mundo do consumo e do capital, do ter e não do ser.

Qual a educação que desejamos para nossas crianças? Educação transformadora, com significação, com troca de experiências/vivências a partir da realidade, princípios e valores de humanidades, sem preconceitos, sem estímulos excessivos ao consumismo. O que importa na construção do caráter de um indivíduo? O ser ou o ter? 
 
Educação inicia em casa, com a família. A escola é o espaço de potencializar a identificação/construção de um cidadão crítico reflexivo, com ferramentas para transformar a realidade que em diversos momentos potencializa ações excludentes.

Somos ativistas para uma trajetória de educação infantil com base no que defendia o grande educador Paulo Freire. Criança precisa ser criança! O projeto pedagógico da escola infantil tem que fazer sentido para quem? Para os pais? Para criança? Para a escola? Para a vaidade alheia?

Sentimos como uma construção coletiva, mas o principal ator/atriz é a criança. É a criança que também decide o seu processo de ensino aprendizado. Crianças têm vozes, sentimentos, incertezas, mas também muitas certezas. A família deve ser, sem dúvida, o catalisador para a aproximação de um possível porto seguro de educação infantil, assumindo seu papel inclusive no fazer educação, de forma atuante junto ao espaço escolar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...