sem culpa pelo preço e pelo óleo de palma...ATACAR!!!!!

Admita. Você, que tem corpo, alma ou ambos de gordinho: atacar um pote de Nutella ou similares genéricos é muito bom! O problema é que cremes de avelã, além de caros pra burro, são feitos, na indústria, com  óleo de palma. Tá bom, por mais que os caras usem todo um discurso de que o óleo de palma deles é bonzinho, não desfloresta as matas africanas, indonésicas e brasileiras, que tem certificação válida, o óleo deles é certificado e o escambau... E estou falando num daqueles doces escandalosamente gostosos! O café da Ka com borda de creme de avelã deveria ser objeto de tráfico de tão bom! 

Diante de delírios sobre o produto, e sem dar mole para nossos princípios ecológicos e de sustentabilidade, garimpamos uma receita de creme de avelã caseiro sem óleo de palma! Existe, sim, vida inteligente entre as alternativas para preparar o delicioso creme em sua casa, desde que mantenha dedos gulosos afastados da preparação tempo suficiente para a coisa toda ser utilizada por todo mundo.

Os ingredientes são fáceis de encontrar. Você precisará dos seguintes itens:
  • 40 g de amêndoas inteiras, limpinhas
  • 160 g de avelãs descascadas
  • 400 mL de leite integral
  • 170 g de chocolate meio amargo picado (uma marca decente, por favor)
  • 140 g de chocolate ao leite picado (uma marca decente, por favor)
  • 60 g de leite em pó
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • Uma pitada de sal

  1. Coloque as amêndoas e as avelãs em duas assadeiras e leve para tostar no forno com temperatura de 180ºC. As assadeiras devem permanecer no forno entre 10 a 15 minutos, sendo que você deverá mexer algumas vezes. Retire quando as avelãs estiverem douradas e sequinhas.
  2. Aqueça o leite e o leite em pó em uma panela com o sal (um pouquinho só, uma pitadinha bem leve) e o mel até que comece a ferver. Retire do fogo e reserve.
  3. Pegue os chocolates e derreta-os no micro-ondas até que o resultado seja um creme homogêneo.
  4. Quando as amêndoas e avelãs estiverem tostadas, retire-as do forno e coloque-as em uma toalha limpa. Você deverá esfregá-las e assim remover o máximo da pele possível.
  5. Triture as amêndoas e avelãs quentes. Triture o máximo que puder, mas não precisa se preocupar se ficarem pequenos pedaços.
  6. Adicione o chocolate derretido no processador ou liquidificador e continue a preparar a mistura, parando somente para raspar as paredes do recipiente do aparelho (com uma espátula, não com o dedo, ô coisa gulosa!).
  7. Quando a mistura estiver cremosa, apetitosa e irresistível, adicione o mix de leite/leite em pó/mel/sal e volte a processar a mistura até que ela esteja homogênea.
  8. Coloque a mistura em um frasco e leve para a geladeira, deixando o doce esfriar o tempo suficiente pra que todo mundo prove.
Como a receita de creme de avelã não dispõe de conservantes, sua data de validade tende a ser menor em comparação com o vendido nos supermercados então é bom manter o olho vivo para evitar problemas. Mas vamos combinar, é brabo de não exterminar o pote dessa experiência "melhor de todas", como diria a Luna...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...