cola, instituição coxinha

Uma coisa que me deixa com raiva é o hábito que muitos alunos têm de colar. Aí é aquela coisa quase desesperada, os caras e minas não confiam em seus cérebros, não acreditam em reservar uma meia horinha, quem sabe uma, de seu dia, para ler, ler coisa que preste. Preferem ficar engendrando bilhetes em letra minúscula, enfiados sabe Deus onde, para poder consultar na prova, achando que o/a docente é idiota ou coisa do tipo.

Pessoalmente, como ex professor e atual aluno, recorrer a tal artifício é atestado de canalha. É dizer pro professor, pra professora: "é, não estou nem aí de usar meu tempo para me dedicar a essa matéria chata, que nunca vou precisar pra nada, eu é que sei, sou o/a cara!" ... E a pessoa vá afirmar coisas que não sabe na prova, gerar uma nota fictícia e um rótulo sapiente falso.

Corta. Vemos o avanço do "pensamento" à la droite que polui os dias de hoje, com os olavos da vida se dizendo filósofos, os avatares antipetista se revelando pulhas de marca maior, como aquele ex presidente da Câmara e seus seguidores, para ficar por aí, esse pessoal que idolatra deputados homofóbicos, "atores" se fazendo autoridades em educação, âncoras de talk-show vociferando gracinhas fascistas e por aí vai.

Nisso, vejo o avanço do ato de colar e da cola. O telefone celular passa a ser um aliado de tais expedientes. Se você pede o telefone dos alunos na hora da prova, é taxado de repressor. Alunos/as "espertos" vão ao banheiro durante prova, com seu telefone, e tome consultas relâmpago ao oráculo Google...e como você prova isso?

Noto que a ideologia do "se dar bem" vem de braços e abraços com o pensamento direitista, com a lógica de progredir pisando no pescoço alheio. Ambas situações se irmanam com o mesmo princípio de buscar o sucesso sem importar o preço. E para tal, os métodos honestos não servem, pois seus resultados são demorados e de longo prazo. Lembro de uma aluna, ao indagar porque o desespero pela cola, ela dizia "não ter tempo". Tempo é questão de prioridades gerenciáveis. Você determina o que é importante. Várias vezes acordo pelo menos uma hora antes do habitual para estudar. É cansativo mas dá certo! É o único jeito de realmente aprender, sem que seja um ato falso, uma mentira.

Pense nisso: os que seguem essa mesma lógica de quem rouba numa prova colando...não diferencio um grupo de outro! E olha que estou afastado do lado de frente da sala de aula faz um tempinho...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...