só pra explicar...

Sim. Sou de esquerda. Muitas pessoas que nos leem aqui discordam de meus posicionamentos em termos políticos. Sem mistério, não somos todos iguais essa noite. Insisto, sou de esquerda, a direita não me seduz. Não significa que vá fuzilar quem pensa diferente de mim. Respeito quem pensa diferente, o que me contradiz me faz fortalecer minhas convicções. Depois tomamos uma ceva juntos e celebramos a vida.

Aí me valho de uma ideia alheia, do Wellington, do blogue Ideias Embalsamadas, para explicar motivos que me levam a ser um gauche na vida. Vamos lá!

1 - Sistemas cooperativos são mais decentes e dignos que os competitivos. Os apóstolos de Cristo e nossos índios também achavam isso.
2 - Me preocupo com a inclusão social, usando os exemplos acima. Como diz o Frei Betto, ser de esquerda é optar pelos pobres, é indignar-se com a exclusão. Tô dentro!
3 - Me preocupo com o bem-estar da coletividade, não com o conforto de quem pode pagar e o "te ferra" pro resto.
4 - Quando não está bom para todo mundo, não está bom para ninguém. Ou é pra todos, ou é pra todos.
5 - Minha realidade não é mais importante que a de todo mundo, nem a menos.
6 - Não acredito que as desigualdades sociais sejam naturais e inevitáveis. Ah, e Cristo não justificou a pobreza, só pra quem tem a leitura míope para achar que "pobres sempre estarão entre vocês", ele se referia ao caráter temporal de Sua passagem, não que a Humanidade é predestinada ao desequilíbrio social!!
7 - Viver de rendas, só se for artesanato bonito com fios, ou para as aranhas!
8 - Sou contra a exploração desumana da classe trabalhadora.
9 - Sou contra rico pagar menos impostos que os pobres.
10 - Não confundo globalização com imperialismo.
11 - Capitalismo é o sistema mais desumano que existe. Se tem coisa pior, só se for no Inferno. Ou na cabeça do Trump e do Temer, dá no mesmo...
12 - Nosso país é governado e planejado por suas elites internas e externas desde 1500. E continua...
13 - O Estado deve cuidar das pessoas, todas, não só da conta bancária dos mais ricos!
14 - É um absurdo viver em mundo onde é proibido roubar comida, e ser pesadamente punido por isso, mas não é proibido morrer de fome, roubar milhões, destruir o Rio Doce...
15 - Bens, terras e comida não são distribuídas de forma justa entre as pessoas.
16 - Não existe meritocracia em uma sociedade onde uns nascem tendo tudo e outros tendo nada. É correr em desvantagem absurda!
17 - Não penso de acordo com o senso comum imposto pela Veja, Globo e quetais. Prefiro usar meu cérebro!
18 - Será que o próximo Einstein, ou o próximo Cristo pode estar morrendo de fome na África neste momento? Bom...um menininho chamado Milton Nascimento quase teve esse destino, filho de mãe solteira, tuberculosa, precocemente falecida ... gracias, dona Lília, onde estejas! A Humanidade tem eterna dívida cultural com a senhora!
19 - Tenho empatia pelas pessoas menos privilegiadas que eu.
20 - Cristo convenceu as pessoas a repartir o pão e o peixe, no seu maior milagre (não foi um truque de magia, foi algo no coração das pessoas, muuito mais poderoso). Devemos fazer o mesmo!


PS: Valeu, Wellington, aqui adaptei tua ideia genial, segue em frente!!!Vale visitar o http://ideiasembalsamadas.blogspot.com.br

Comentários

  1. Acho importante esclarecermos nosso posicionamento à medida em que se faz necessário na conversa, por outro lado, o silêncio quanto a posicionamentos, de quando em vez, urge seja para garantirmos uma continuidade de escuta, seja para mostrarmos que ainda carecemos de elementos e ainda dependemos destes para formar uma opinião. Ninguém deve se sentir acuado para se posicionar, todavia, a liberdade de expressão tem sido detonada hora pelo excesso de informações e seus desencontros, além do falatório, seja por contaminações da comunicação, seja pelo poder moderno da inveja de tornar líquido e/ou tentar liquefazer qualquer substancialidade.
    A crítica é necessária para se saber o acerto e o erro.
    Prof. Dr. Luiz
    EpSabor

    ResponderExcluir
  2. valeu, Nandão, pelas palavras, precisas como sempre! Aquele abraço!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

histologia da próstata masculina

histologia - pulmão

de punhetas e grelos d'além mar...